Resumo
A avaliação das qualidades e virtudes militares representa um componente fundamental do sistema de classificação de desempenho militar para o treinamento de alunos da Escola Técnica da Força Aérea Equatoriana. No entanto, as avaliações durante exercícios militares de campo, que envolvem grandes contingentes de alunos, têm apresentado sérias limitações em termos de objetividade e imparcialidade, comprometendo inclusive a segurança. Este estudo abordou a questão da subjetividade nas avaliações aplicando uma matriz de avaliação proposta a diversos exercícios militares de campo com a participação de diversas turmas. Instrutores e avaliadores utilizaram a ferramenta para classificar as qualidades e virtudes militares de cada aluno em diversas atividades planejadas, cada uma com quatro itens avaliáveis. Cada item é avaliado em uma escala curta equivalente a um "mérito" como classificação militar e, por sua vez, a uma nota acadêmica de vinte pontos. Como resultado, observou-se uma melhora significativa na objetividade e imparcialidade das avaliações, bem como maior clareza no feedback fornecido aos alunos para aprimoramento contínuo por meio do monitoramento objetivo. Mas, o mais importante, os padrões de segurança foram mantidos durante as atividades, evitando distrações, em um esforço para avaliar os alunos da forma mais justa possível.
Referências
Escuela Técnica de la Fuerza Aérea Ecuatoriana. (2025). Encuestas evaluación ejercicios en el terreno.
Escuela Técnica de la Fuerza Aérea Ecuatoriana. (2025). Estadísticas.
Escuela Técnica de la Fuerza Aérea Ecuatoriana. (2025). Instrutivo FA-JJ-I-h1-2025-004-O Para determinar la nota de cualidades militares.
Escuela Técnica de la Fuerza Aérea Ecuatoriana. (s.f.). Matriz de Evaluación de Ejercicios Prácticos en el Terreno.
Fuerza Aérea Ecuatoriana. (2020). Manual de Evaluación para Pilotos.
Fuerza Aérea Ecuatoriana. (2021). Manual de Educación de la Fuerza Aérea Ecuatoriana FA-JJ-I-h1-2025-004-O.
Foronda Torrico, J. M., Foronda Zubieta, C. L. (2007). La evaluación en el proceso de aprendizaje. Perspectivas, (19), 15-30.
Manterola, D. C., Pineda, N. V., Vial, G. M. (2025). ¿Cómo presentar los resultados de una investigación científica? Rev Chil Cir, 59(2), 156-160.
Ministerio de Defensa Nacional del Ecuador. (2025). Reglamento de Educación de Fuerzas Armadas del Ecuador.

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Gabriel David Urquizo Tapia, Bolívar Sebastián Chamorro Carrera, Alex Fabricio Chiluiza Cuamacas